O que é CPR-Verde?

Entenda na prática a Cédula de Produto Rural – Verde, um título de crédito feito para financiar atividades de reflorestamento e a manutenção de vegetação nativa em propriedades rurais.

A CPR-Verde é um documento que permite a negociação de “entregáveis ambientais” , ou seja, a remuneração por ações como a preservação de nascentes, a biodiversidade, redução de gases do efeito estufa, entre outros, a partir de títulos verdes que representam a floresta em pé ou a mata-nativa existente em uma determinada propriedade rural, ou até mesmo em reservas legais.

Em outras palavras, é o chamado “pagamento pela floresta em pé”, em que o produtor rural que preserva a vegetação nativa recebe recursos financeiros em troca.

O objetivo da CPR verde é incentivar a preservação ambiental dentro do agronegócio.

Na prática, funciona assim: um produtor rural que tenha um projeto de conservação da mata nativa, por exemplo, poderá transformar essa iniciativa em um ativo a ser negociado com uma empresa ou instituição que queira fazer uma compensação de carbono ou proteger determinada área de interesse da biodiversidade.

Para ser negociado, esse título tem que receber uma certificação de um ente independente. tal certificação deve atestar, por exemplo, a quantidade de carbono que pode ser objeto da CPR Verde.

Com a certificação em mãos, as duas partes vão definir as cláusulas referentes ao ativo ambiental, incluindo, entre outros pontos, as formas de pagamento, que pode ser feito também por uma conta garantia.

Vale lembrar que a “CPR Verde” pode ser emitida por produtores rurais, associações e cooperativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar Mensagem
1
TIRE SUAS DÚVIDAS
Olá, tudo bem? Para que possamos melhor te atender, me conta qual seu nome e como podemos lhe ajudar? Não cobraremos qualquer valor nesta consulta!